ARTE E EDUCAÇÃO


As propriedades do som são: altura, intensidade e timbre. Em relação a essas propriedades, que podemos utilizar em muitos jogos musicais, analise as afirmativas abaixo e verifique as que estão CORRETAS:

A - A altura refere-se à forma como escutamos a música: com o som muito alto ou mais baixo.

B - O timbre refere-se à qualidade da fonte sonora que nos permite identificar, se o som é de um instrumento, de outro ou de uma voz.

C - Intensidade significa se o som é mais forte ou mais fraco.

D - Em relação ao timbre o som pode ser fininho (como o do sininho) ou mais grosso (como o do tambor).

E - Em relação à altura o som pode ser grave, médio ou agudo.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



C – D - E


B – C – E


A – E – D


B – D – C


A – B - D

Leia as informações a seguir, com muita atenção:

A imitação diferida constitui-se na capacidade de imitar gestos na presença ou ausência do modelo. Quando a criança adquire esta capacidade, estamos falando da aquisição da função simbólica, que exige a interiorização e compreensão do gesto realizado. O jogo dramático simbólico (ou pessoal) consiste em um avanço, um enriquecimento do gesto imitativo que ocorre no período sensório-motor. É próprio da inteligência pré-operatória em que a criança “faz-de-conta” para compreender o mundo real. O jogo dramático projetivo é praticado com o apoio de bonecos, máscaras ou fantoches. A dramatização formal é mais adequada para crianças maiores pois exige ensaios e planejamento das ações.

 

Agora, analise as afirmativas abaixo e verifique as que estão CORRETAS:

I. A imitação diferida constitui-se na capacidade de imitar gestos, que a criança já compreende, na presença ou ausência do modelo.
II. O jogo simbólico (pessoal) tem uma função importante para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança.
III. Quando a criança imita gestos, reproduzindo-os de forma condicionada sem a compreensão do seu significado, estamos falando da imitação diferida.
IV. Para a apresentação do jogo simbólico projetivo as crianças precisam decorar papéis, planejar as cenas, manipulando os fantoches da forma correta.
V. O jogo dramático simbólico (ou pessoal) é o “faz-de-conta” que auxilia a criança a compreender o mundo real.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:



II e IV apenas.


III, IV e V apenas.


I, II e V apenas.


II, III e IV apenas.


I, III e IV apenas.

Em relação ao trabalho com a bandinha rítmica na escola podemos considerar CORRETAS as seguintes afirmativas:

A - O trabalho com a bandinha rítmica deve ser desenvolvido em escolas de música e não nas escolas de ensino regular, pois visam a formação do músico.

B - Um dos mais importantes objetivos da bandinha rítmica na escola é possibilitar à criança fazer música e sentir-se feliz com essa atividade.

C - A bandinha rítmica favorece o aprimoramento do controle motor e a auto-disciplina da criança o que é importante para o desenvolvimento infantil.

D - O trabalho com a bandinha rítmica na escola exige um professor que tenha formação musical específica.

E - O trabalho com a bandinha rítmica na escola deve ser feito a partir de uma seleção de alunos talentosos para que tenha sucesso.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



D - E


A - B – D


B – C


A – D - E


B – C – E

Alguns princípios metodológicos, que o professor precisa seguir, são muito importantes para a realização das atividades de expressão cênica na educação infantil.

Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(   ) Não há o certo/errado na forma de expressão das crianças na educação infantil. Por isso o professor deve evitar comparações, elogios e repreensões.

(   ) O professor deve propor os gestos que ele julga mais adequados e significativos para a expressão cênica das crianças, pois elas ainda estão aprendendo como representar.

(   ) Se a criança é tímida e, de início, não quer participar, o professor deve forçar a participação, pois desta forma ele estará ajudando-a a vencer a timidez.

(   ) O comportamento criador do professor é fundamental para o desenvolvimento das atividades.

(   ) A preocupação do professor deve ser orientar as crianças para atingir um produto final bonito para ser apresentado para a escola, ou para os pais.

(    ) As crianças devem se expressar livremente, criando, cada uma, a sua própria forma de se expressar, pois ela, nessa fase, precisa ter liberdade de criação.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



V – F – V – V – F – F.


V – V – F – V – V – F.


V – V – F – V – F – F.


V – F – F – V – F – V.


V – F – V – F – F – V.

Considerando os estudos realizados sobre as possibilidades de poéticas visuais na construção dos trabalhos dos alunos e o desenvolvimento de trabalhos significativos em Arte Visuais, analise a seguinte proposta da professora:

A professora “X” deu a seguinte atividade para seus alunos de 1ª série do ensino fundamental: usando copos descartáveis, ensinou as crianças a dividir as partes laterais do copo em pequenas tiras e fixou, com cola, o centro do copo em uma folha de papel. Usando tinta guache, pediu que as crianças pintassem as tiras com vermelho (pétalas) e o fundo do copo (que ficou no centro) com amarelo. Com bolinhas de papel amarelo coladas, cada criança enfeitou o “miolo” da flor. A seguir todas desenharam no papel uma haste verde e duas folhinhas, uma de cada lado da haste.

Com relação à proposta da professora é CORRETO afirmar que:

I-    A proposta da professora impossibilitou as crianças de utilizarem outros recursos e produzirem um trabalho que fosse “seu”.

II-  A proposta da professora é original, pois trouxe material diferente para a produção do trabalho.

III - A proposta da professora é muito criativa, pois desenvolve a coordenação motora das crianças.

IV- A proposta da professora, embora tenha utilizado outros materiais, resultou em uma flor estereotipada.

V- A proposta da professora é muito interessante, pois normalmente as crianças só desenham e colorem os desenhos em sala de aula.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


I e IV apenas.


I, III e IV apenas.


II, III e V apenas.


II e IV apenas.


III e IV apenas.

Analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à presença da música no currículo escolar das crianças:

(   ) A música traz muitos benefícios para a formação das crianças porque colabora para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, da imaginação e da criatividade das crianças.

(   ) A música na escola deve se restringir a alguns momentos, pois o que as crianças precisam aprender mesmo é a Língua Portuguesa e a Matemática se quiserem ter uma boa formação.

(    ) A música não precisa ser ensinada na escola, pois fora dela a criança já tem acesso a esse conhecimento de diferentes maneiras.

(    ) O trabalho sério com a  musicalização da criança é uma forma de a escola possibilitar a ampliação do universo musical com o qual a criança convive no seu meio social e cultural, desenvolvendo o seu gosto musical.

(    ) As atividades musicais na escola são “perda de tempo” e, como  provocam muito barulho, incomodam as demais salas que estão fazendo um trabalho sério.

(   ) A música é um conteúdo enriquecedor para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e da capacidade de comunicação verbal e não verbal.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



V - F - F - V - F - V


F - V - F - V - F - V


V - F - F - V - V - F


F - V - V - V - F - F


V - V - F - V - F - F

Leia com atenção a citação de Ana Angélica: “A criança pequena desenha pelo prazer do gesto, pelo prazer de produzir uma marca. É um jogo de exercício que a criança repete muitas vezes para certificar-se do seu domínio sobre aquele movimento” (2002, p.28).

Agora analise as afirmativas abaixo, conforme o estudo sobre as fases do desenho infantil:

I- Faz parte das fases do desenho infantil: Fase das garatujas (Garatujas desordenadas, Garatujas controladas), Fase pré-esquemática e Fase Esquemática.

II- Na fase das Garatujas desordenadas é importante que o adulto ofereça oportunidades de garatujar e não busque formas e significados nas garatujas, nem queira que a criança copie algum desenho.

III- Transição para a inteligência representativa-simbólica: a criança começa a ser capaz de se expressar de forma simbólica, diz respeito a fase do desenho Garatujas controladas.

IV- Faz parte das fases do desenho infantil: Garatujas desordenadas, Garatujas controladas, Fase simbólica e Fase representativa.

V- O desenho é a primeira escrita da criança, antes de aprender a escrever a criança utiliza o desenho para expressar sua marca, falar seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas.

 

Estão corretas as afirmativas:


I, II, III e IV, apenas.


I, III e V, apenas.


I, II, III e V, apenas.


III, IV e V, apenas.


II, III e IV, apenas.

Leia com atenção o texto abaixo:

A expressão cênica na educação tem como objetivo principal a livre expressão da imaginação criativa da criança; o professor precisa estar convencido disso, para que a sua prática pedagógica enriqueça a proposta educativa da escola. Não podemos desenvolver essas atividades apenas para preencher o tempo das crianças ou para preparar um espetáculo para a comunidade em datas festivas, visando a promoção social da escola. A nossa preocupação primordial deve ser com o processo, pois ele é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. O produto final é uma consequência desse processo. O uso de palcos, como ocorria nas apresentações “tradicionais”, não é necessário. As atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula, pois o mais importante é oportunizar vivências criativas por meio de improvisações e a exteriorização de pensamentos e sentimentos.

 

Agora, coloque CF para as afirmativas que CONFIRMAM o texto, CT para as que CONTRARIAM o texto e E para as que EXTRAPOLAM (não estão contidas no texto) o texto.

(    ) O jogo simbólico pessoal refere-se ao jogo do “faz-de-conta” no qual a criança preocupa-se em “viver” a situação para simbolizar as realidades do mundo físico e social.

(    ) Na preparação das datas comemorativas, a escola conta com os professores para preparar bem as crianças da educação infantil visando ter um produto bem ensaiado para apresentar aos pais  e à comunidade.

(   )  O bom professor da educação infantil deverá dar margem para que as crianças se expressem livremente, evitando padronizações e comportamentos rígidos nas atividades de expressão cênica.

(   ) A expressão cênica, quando bem preparada,  é um meio da escola se  promover socialmente, pois os pais comparecem e se sentem felizes vendo o filho se apresentar no palco.

(    ) As atividades de expressão cênica são importantes para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança e favorecem o desenvolvimento da capacidade expressiva do aluno.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



CF - E - CT - CF - CT.


E - CT - CT - CF - CF.


E - CT - CF - CT - CF.


CF - CT - E - CT - CF.


CF – CT - E - CF - CT.

“As produções artísticas das crianças mostram-nos muita coisa. A criança revela-se diretamente e sem receio. Para ela, a arte é mais do que um passatempo; é uma comunicação significativa consigo mesma, é a seleção daqueles aspectos do seu meio, com que ela se identifica, e a organização desses aspectos em um novo e significativo todo.” (LOWENFELD; BRITTAIN, 2007, p.50).

No que diz respeito às fases do desenvolvimento do desenho infantil, é correto afirmar que:

I- Faz parte das fases do desenho infantil: Garatujas desordenadas, Garatujas controladas, Fase simbólica e Fase representativa.

II-  Na fase das Garatujas desordenadas é importante que o adulto ofereça oportunidades de garatujar e não queira que a criança copie algum desenho.

III- Antes de aprender a escrever a criança utiliza o desenho para expressar sua marca, falar seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas.

IV- Faz parte das fases do desenho infantil: Fase das garatujas (Garatujas desordenadas, Garatujas controladas), Fase pré-esquemática e Fase Esquemática.

 

Estão corretas as afirmativas:


I e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


III e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.

Ao trabalhar com as Artes visuais na educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, o professor precisa ter alguns conhecimentos teóricos, específicos ao conteúdo de Arte Visuais. Com base no estudo do capítulo IV e algumas reflexões sobre o conteúdo de Artes Visuais, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): 

(    ) Somente em “maio de 2016”, as artes visuais foram incorporadas como ensino obrigatório ao currículo do ensino básico. Até a presente data, somente o ensino da Música era componente obrigatório, mas não exclusivo, do ensino da arte.

(    ) O trabalho com as Artes visuais na educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental tem como intenção formar artistas, pintores, escultores, mesmo que não sejam reconhecidos no decorrer da sua vida.

(    ) Por artes visuais, elencamos todas as formas visuais de comunicarmos com o mundo. Neste sentido, diferentes linguagens devem ser trabalhadas em sala de aula.

(    ) “No contexto educativo, o termo artes visuais substituiu a designação artes plásticas para nomear a grande visualidade. E, [...] por incorporar várias manifestações visuais como: desenho, pintura, escultura, gravura e artes gráficas, vídeo, cinema, televisão, grafite animação” (PEREIRA, 2014, p. 9).

(    ) A criança ao desenhar, ao descobrir cores, ao colorir experenciando materiais diferentes está colocando na tela sua forma de ver e perceber o mundo que a cerca.

(   ) De acordo com o PCN de Artes, os blocos de conteúdos de artes visuais para as séries iniciais do Ensino Fundamental são: expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais; as artes visuais como objeto de apreciação significativa; as artes visuais como produto cultural e histórico.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V, V, F, V, F, F.


F, V, V, F, F, V.


F, V, F, V, V, V.


F, V, F, V, F, V.


V, F, V, V, V, V.

Páginas: 12345678910
1112